Orlando é natural de Santa Maria, cidade – como não poderia deixar de ser- já citada várias vezes por aqui.
Vamos falar um pouco então da universidade em que ele se formou, e onde as autoras deste blog também estudam, a Universidade Federal de Santa Maria.
A UFSM está completando amanhã, dia 14 de dezembro, seus 47 anos! Mas como começou essa história?
A nossa universidade foi idealizada e fundada pelo prof. José Mariano da Rocha Filho, que se tornou seu primeiro reitor. Este homem, que dedicou sua vida à educação, era formado em medicina pela Universidade de Porto Alegre. No ano de 1937, transformou o curso de Farmácia de Santa Maria – que na época tinha apenas cinco alunos – no embrião de uma universidade inteira que surgiria em 1960.
Esta foi a primeira universidade instalada no interior do Brasil, como resultado de uma luta pela interiorização do ensino superior. Foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960.
O primeiro reitor da UFSM trouxe figuras de renome para a cidade, implantando vários projetos por aqui.
Hoje, depois de (quase) 47 anos de história, a UFSM conta com oito centros universitários, os quais abrigam 60 cursos de graduação e 53 de pós-graduação.
Num destes centros, encontra-se o curso de Letras, em que o prof. Orlando se formou, e no qual hoje leciona.
Oficialmente criado no ano de 1961, e instalado em 1965, este curso foi criado junto com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFSM, e a ela integrado. Atualmente, o curso de Letras da UFSM oferece as habilitações em espanhol e literaturas de língua espanhola; inglês e literaturas de língua inglesa; e português e literaturas de língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário