IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Uma jóia de cidade




O nosso personagem dessa semana veio de uma cidade, quer dizer, de uma jóia de cidade do interior do Rio Grande do Sul.

Clóvis é natural de Jóia, que hoje tem cerca de 8.029 habitantes e uma área total de aproximadamente 1.246,3 km². Atualmente as fontes de recursos do município são a Agricultura: soja, trigo, milho e produtos de subsistência e a Pecuária: bovinos de corte e leite, ovinos, suínos e criação de aves.

No ano de 1916, dois coronéis doaram terras aos senhores Antonio Mastella e Victorio Bernardi, que se estabeleceram em Jóia junto ao Lajeado Bonito – córrego que corre junto ao moinho – trazendo mais tarde suas famílias. Ali construíram casas simples e toscas, aproveitando para fazer tábuas com árvores que tiraram dos matos próximos ao local em que iam morar. Na época não existiam estradas, somente picadas, que eram caminhos abertos na mata por onde passavam a pé e a cavalo. Estes caminhos eram feitos a machado e a facão pelos próprios moradores.

Com o crescimento do povoado fez-se necessário a construção de um moinho, que sovava farinha, cana, milho, pois a luz elétrica veio bem mais tarde para a vila.
Mais tarde houve a construção da Capela na Vila e as famílias se radicavam mais perto do riacho para poder abastecer suas casas e, também sanar a sede dos animais domésticos. As roupas eram lavadas em tanques que se localizavam atrás do moinho.

Em 1928, houve a emancipação de Tupanciretã. Tendo o rio como limite, esta comunidade passa pertencer ao novo município desmembrando-se de Santo Ângelo. O novo distrito recebe a denominação de: 2º Distrito de Tupanciretã – Vila 21 de Abril. Em 24 de maio de 1938, pelo Decreto Lei 10/12 do Município de Tupanciretã, a sede do novo Distrito transfere-se para a Vila Nova. Ainda neste ano devido o clima de guerra, o lugarejo recebe o nome de Vila Inconfidência.

Devido a atuação selvagem de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, os imigrantes alemães sofreram perseguições inclusive no Brasil. No Rio Grande do Sul também ocorreram casos deste tipo. Em Jóia apesar da predominância de imigrantes italianos também havia famílias de alemães. Isto levou as autoridades municipais respeitarem a lei que proibia que colocassem nomes que lembrassem guerras e revoluções em vilas e cidades. Por este motivo, em 1944, foi mudado o nome de Vila Inconfidência para Vila Jóia.


Nenhum comentário: