IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Sem contra-indicação...

Não consta no perfil da segunda-feira, mas o professor Orlando Fonseca relatou que sua comida predileta é salada.

Estranho? Não se tratando de uma pessoa como ele, que gosta de cuidar da saúde e, porque não, da aparência.

Muitos dizem coisas do tipo: “Alface é pra coelhos”, “Chuchu não tem gosto de nada”, “Não sou modelo”, “Isso não enche barriga”.

Quanta bobagem! Ora, coelho não come só alface, chuchu tem gosto sim, de chuchu, não são só modelos que utilizam salada na alimentação, e quem sabe se possa fazer um teste: comer uma diversificada salada como refeição. Claro, não irá “encher” como um prato de carne e feijoada, mas com certeza irá satisfazer a fome de qualquer um.


Os benefícios das verduras e legumes são inúmeros, não é à toa que estão próximos à base da pirâmide alimentar. Alguns exemplos:

Hortaliças, como o brócolis ou o espinafre – possuem cálcio, auxilia na formação e conservação dos dentes e ossos, atua no funcionamento dos músculos e nervos, e também na coagulação do sangue.

Verduras, de modo geral – contém potássio, que age com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento de nervos e membranas.

Legumes e hortaliças de folhas verdes – apresentam ferro, formador da hemoglobina, ajuda no transporte do oxigênio e atua na respiração celular.

Cenoura, tomate, espinafre e legumes verdes – fontes de vitamina A, protege os epitélios e participa do mecanismo de visão, prevenindo a cegueira.

Alface – contribue com a vitamina E, que promove a fertilidade, atua nos sistemas nervoso e muscular e diminui os riscos de aborto.

Tomate e espinafre – apresentam a vitamina K, que age na coagulação do sangue.

Verduras – fontes de vitamina H, garantindo a proteção da pele. Possuem, também, a vitamina C, que previne infecções, e auxilia na integridade dos vasos sanguíneos e dos dentes.


Poucos exemplos? Confira mais alguns...

Talvez esse post não faça as pessoas se conscientizarem da importância de uma alimentação saudável. Uma idéia: informação.

Certamente, depois de saber todas as vantagens de se inserir o consumo de saladas, na alimentação, os pratos irão ficar mais coloridos e saudáveis.

O corpo e a balança agradecem!


Ah! Quer uma receita? Vá à feira ou ao mercado, compre uns tomates, algumas folhas de alface, lave direitinho, em água corrente, e coma... O tempero em alguns casos até é dispensável.

Aproveitar o verão para adquirir o hábito de se alimentar com legumes e verduras é uma ótima escolha...

Nenhum comentário: