IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

sábado, 15 de dezembro de 2007

A música e a literatura

Orlando Fonseca. Apesar da trajetória de feitos, de livros lidos, escritos e premiados, ele ainda faz planos. Um destes, além de continuar trabalhando, é se dedicar a estudar música. As possibilidades para se fazer isso em Santa Maria, seja por hobbie ou profissionalmente, são variadas.

Se Orlando quiser estudar a música profissionalmente, pode ingressar no curso de música da UFSM. O curso oferece duas habilitações: de Bacharelado em Instrumento ou Canto e Licenciatura Plena em Música. Os bacharelados são divididos em Canto, Clarineta, Flauta Transversa, Percussão, Piano, Trombone, Trompa, Trompete, Viola, Violino, Violoncelo e, claro, Violão.

Ainda assim, existem muitos que sonham em aprender música como hobbie. São aqueles que gostariam de tocar violão para entreter uma junção de amigos, tocando de um jeito que não deixa de ser improvisado. Para estes, há a opção de se fazer aulas de violão ou outros instrumentos em escolas de música. Rastreando as escolas que tinham aqui em Santa Maria, consegui duas:

Musiartes
Rua Astrogildo de Azevedo, 91
Fone (55)32253549

Artsom
Rua Francisco Manuel, 235
Fone (55) 3222 0972


Depois dessa pouca explanada de opções para quem quer se aprefeiçoar no mundo musical – que é bem amplo e agradável – deixo vocês com uma mensagem final, que tirei de um livro, e que traduz um pouco o amor que o Orlando tem tanto pela música como pela literatura.

“A música é uma forma de comunicação muito mais eficaz e perene. Qualquer canção permanece por mais tempo no imaginário do que o melhor dos textos literários. Mas é preciso ter ouvido sensível e alma dançante. (...) Dizem que o bom texto segue padrões musicais. Tem ritmo, harmonia e sonoridade.”
Felipe Pena

Nenhum comentário: