IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O final de outra etapa...

Bom! Chegou o dia de me despedir...
Para não me tornar repetitiva - afinal, minhas colegas já escreveram praticamente todo o histórico do blog - vou apenas relatar a minha experiência, ou a falta dela, no meio digital.

Quando surgiu a possibilidade de criarmos e mantermos um blog, durante todo um semestre, dois sentimentos surgiram: a empolgação e o medo.

A empolgação por estar se inserindo na "blogosfera", com a possibilidade de levantar as mais variadas questões, aprender e repassar certos conhecimentos, atingir públicos amplos e heterogêneos, e outras tantas idéias emocionantes que passaram pelas nossas mentes.

O medo pela responsabilidade de escrever para uma rede global, deixando nossa marca de maneira pública e gratuíta, o que certamente refletiria em um futuro profissional - de maneira positiva ou, o que nós mais temíamos, de forma negativa.

Após tantas postagens, aprendemos muito sobre o meio digital e as potencialidades que oferece. Aqui se encontra a maior contribuição desse trabalho: unir a teoria, aprendida em aula, nos semestres anteriores, com a prática. Fazer o que sabíamos poder ser feito, manipular o digital como havíamos lido em Palacios, Ferrari, Lévy, Mielniczuk, e outros ainda.

Além dos aspectos técnicos do digital, trabalhamos com as fontes. Nossos entrevistados, não-oficiais, contribuiram com o projeto, em sua realização e sucesso.
Particularmente, tive a oportunidade de montar dois perfis: o do Coordenador Geral do DCE, Eduardo Barin Facin, e o da acadêmica de Relações públicas, Ana Carla Botton. Ambos se mostraram receptivos, aceitando de imediato o convite e colaborando a cada pergunta feita.

Inicialmente, surgia um certo temor com relação aos entrevistados, mas logo a descontração consumia esse sentimento, e a conversa ocorria com naturalidade. Tais situações auxiliaram na desinibição e desenvoltura das acadêmicas, diante dos colaboradores.

Enfim, podemos dizer que foi de grande valia a realização desse semestre de trabalho. Apesar de alguns transtornos com as postagens, a atividade foi desenvolvida com organização e empenho, por parte de todo o grupo. Algumas integrantes gostaram tanto da idéia que criaram seus próprios blogs...

Ao terminarmos mais essa etapa da vida acadêmica, fica a certeza de que as horas de dedicação renderam um aprendizado inestimável da potência, que é a mídia digital.

Nenhum comentário: