IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

02 de junho...

* A imagem acima representa a bandeira do Vaticano.

Mas vamos ao que interessa. O que aconteceu em 02 de junho de:

- 575: o Papa Bento I é eleito, sendo que seu pontificado dura quatro anos. Foi sucedido pelo Papa Pelágio II.

- 1535: nasce Alessandro Ottaviano de Medici, o Papa Leão XI. Alessandro nasceu na cidade de Florença e tornou-se Papa em 1605. Seu papado durou menos de um mês e só chegou ao fim devido à sua morte. O destino de Medici parecia já ter sido passado geneticamente: ele era sobrinho-neto do Papa Leão X e parente do Papa Clemente VII. Para visualizar a lista dos Papas, clique aqui.

- 1882: morre um dos heróis da Revolução Farroupilha, Giuseppe Garibaldi. Além de ter participado da Revolução, também contribuiu para a unificação da Itália. Diversos livros o tiveram como personagem principal, como “Os grandes Líderes” e “Memórias de Garibaldi”.

- 1964: criação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), para auxiliar os palestinos na busca por um estado independente. O co-detentor do Prêmio Nobel da Paz de 1974, Yasser Arafat, foi o presidente da Organização de 1969 a 2004, ano de sua morte.

- 2002: falece o jornalista Tim Lopes, da TV Globo. Lopes desapareceu no dia 02 de junho e, segundo depoimento de traficantes presos, ele teria sido morto neste mesmo dia. Naquele dia, ele havia ido até a favela Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, gravar imagens de um baile funk promovido por traficantes. Segundo denúncias, ele havia recebido denúncias de venda de drogas, abuso sexual de adolescentes e tentativa - por parte dos traficantes - de barrar a entrada da polícia na favela. As hipóteses que permeiam seu assassinato são: 1) traficantes o reconheceram e vingaram-se devido a uma matéria feita por ele e veiculada em agosto de 2001 sobre a venda de drogas no morro; 2) foi confundido com um policial ou informante da polícia.

Dois de junho também é significativo para os italianos, já que nele comemora-se o Dia da Comunidade Italiana e a Festa da República.

Nenhum comentário: