IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O "par perfeito"

Há alguns anos, quando se perguntava a qualquer pessoa qual o prato preferido dela, a probabilidade de a resposta ser “arroz com feijão” era alta. Hoje, isto já mudou. O “american way of life” incorporou-se aos hábitos brasileiros, e fez com que a “fast-food” fosse cada vez mais consumida por aqui. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 1975 e 2003, o consumo de feijão caiu 37,2% e o de arroz, 45,8%. Em contraponto, o consumo de refrigerantes e alimentos prontos apresentou crescimento de, respectivamente, 493% e 217%. Para reverter esta situação, cientistas estão tentando produzir grãos mais nutritivos.

Se você faz parte deste grupo e não troca um hambúrguer por um bom prato de arroz e feijão, não sabe o que está perdendo. Ou melhor, agora vai ficar sabendo.

Alimentar-se com a combinação de arroz e feijão continua sendo a mais recomendada pelos nutricionistas, já que os nutrientes contidos no arroz complementam os contidos no feijão, e vice-versa. Segundo a chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Beatriz da Silveira Pinheiro, “as propriedades nutricionais da mistura são muitas: carboidratos complexos, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, zinco, potássio e manganês. Além disso, o arroz e o feijão têm baixo teor de sódio, não contém gorduras saturadas e fornecem juntos uma importante complementação protéica, muito adequada para a nossa população”. Mesmo contendo carboidratos, a mistura não atua no sentido de gerar obesidade e é benéfica para diabéticos e cardíacos, já que reduz o índice glicêmico da refeição.

No início deste ano, um estudo confirmou que a alimentação à base de arroz e feijão contribui para a prevenção de câncer oral. A pesquisa foi desenvolvida pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Segundo os pesquisadores, os principais fatores destes alimentos que auxiliam esta prevenção são o baixo teor de gordura saturada e de colesterol. Além de prevenir este tipo de câncer, a mistura também previne as cáries. Uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp concluiu que, ao preparar estes grãos com água fluoretada, a mistura forneceu 300% a mais de flúor ao organismo humano – e é esta concentração elevada de flúor que evita o aparecimento das cáries. O estudo foi feito na cidade de Piracicaba, em São Paulo, que utiliza o flúor no processo de tratamento de água.

Raio X do arroz:
* Compreende 12 mil tipos.
* Excelente fonte de carboidratos.
* Acredita-se que a “terra” de origem do arroz seja o sudeste asiático.
* Alguns autores apontam o Brasil como o primeiro país a cultivar esse cereal no continente americano.

Raio X do feijão:
* Compreende mais de 11 mil tipos.
* Disseminou-se mundialmente devido às guerras, pois era muito utilizado na alimentação de guerreiros em combate.
* A hipótese mais aceita é a de que o feijoeiro tenha sido domesticado na Mesoamérica (sul do México) e disseminado, posteriormente, na América do Sul.
* Fonte relativamente boa de proteínas, e também de carboidratos.

Se você quiser fazer uma receita diferente com arroz e feijão, uma boa dica é preparar o “Casadinho de arroz e feijão”.
Mais informações sobre a combinação entre arroz e feijão podem ser encontradas no site: http://www.cnpaf.embrapa.br/parperfeito

Nenhum comentário: