IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Música também é cultura!


E isso, com certeza, os professores nem precisam explicar para os seus alunos. Ela é mania nacional e faz parte do gosto da maioria das pessoas. Com o Enelvo não poderia ser diferente, ele também aprecia uma boa música! Entre seus estilos favoritos estão a Música Popular Brasileira, o Rock and Roll e o Pagode.

A MPB é um gênero musical brasileiro que surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Depois, passou a abranger outras misturas de ritmos como o Rock 'n Roll, o Samba, a Música Pop e o Samba. Tem como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros. No final da década de 90, a MPB se misturou com a Música latina influenciada pelo Reggae e pelo Samba.

Já o Rock and Roll é um gênero de música que emergiu no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-gêneros e hoje é chamado simplesmente de "rock".
Atualmente, a palavra tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional, ao estilo dos anos 50, ou o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Ainda hoje, o rock é o estilo musical mais popular do mundo. Entre os roqueiros mais famosos, podemos citar Evis Presley, Beatles, Rolling Stones, The Door e, na Jovem Guarda, os brasileiros Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

E o Pagode é um subgênero musical brasileiro nascido no fim da década de 70. É considerado uma derivação de outro gênero, o samba, e passou a ser conhecido no bairro de Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro. O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Tem andamento mais ligeiro, agressivo, além de introduzir o repique de mão, o tantã e o banjo com braço de cavaquinho. É um ritmo mais festeiro do que o samba tradicional. Os pioneiros desse ritmo foram Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, entre outros.

Mudam os ritmos e as preferências, mas o ideal é que continuemos a apreciar a boa música. Faz bem para corpo e para alma...



Imagem retirada de: www.plenarinho.gov.br

Nenhum comentário: