IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O que não mata, engorda?



Olha, se mata nunca ouvimos falar. Mas, com certeza, a guloseima de hoje engorda. A Ana é obsecada por chocolate como a maioria das mulheres. Por isso, vale a pena saber um pouquinho mais sobre esse delicioso vício:

O chocolate é feito a partir do cacau pode ser encontrado de diferentes formas: pastosa, de bebida doce ou amarga. Antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam as favas de cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de tchocolatl. Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo, que foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate.

Ele pode apresentar muitas versões: ao leite, branco, meio amargo, com amêndoas ou avelãs, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais.

Sendo assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado. O ideal é limitar o consumo de chocolate a 30 gramas por dia. Para se ter uma noção do que isso significa, um Bis, por exemplo, tem 7,5g; um bombom Alpino tem 15g. Cada 30 gramas de chocolate ao leite tem em média 170 Kcal e um bombom Sonho de Valsa, que pesa 24 gramas, tem 114 Kcal.

Bom, e tanto para Ana quanto para os leitores que pretendem sair da cidade (e quem sabe do país) e não ficar sem seu chocolate, aí está a dica de como pedir ou reconhecer a guloseima na prateleira de algum supermercado estrangeiro:

Inglês --> Chocolate
Espanhol --> Chocolate
Francês --> Chocolat
Alemão --> Schokolade
Italiano --> Cioccolata
Holandês --> Chocolade
Chinês --> 巧克力
Japonês --> チョコレート
Coreano --> 초콜렛
Grego --> Σοκολάτα
Russo --> Шоколад

Fontes: http://populo.weblog.com.pt/arquivo/Chocolat-divers-300dpi.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chocolate
http://www.omane.com.br/37/saude.php

Nenhum comentário: