IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estudar, trabalhar e se divertir, é possível?

O perfil dessa semana é alguém muito especial, a estudante Ana Carla Botton (em primeiro plano, na foto).

Uma pessoa simpática, prestativa, brincalhona e muito de bem com a vida...

Quem sabe um pouco do seu cotidiano chega a pensar que ela tem algum "super poder", para conseguir realizar tantas atividades...

A Ana é acadêmica do 6° semestre do Curso de Relações Públicas, na UFSM; trabalha há um ano e meio, como caixa, no Absinto Hall, mas diz que sempre que necessário "dá uma mãozinha", exercendo outras funções; e, ainda, dá aulas particulares de inglês, na clínica de estudos Orientação.

Pelo que ela conta, agora está mais tranqüilo. Durante um ano, além dessas três atividades, ela fazia ainda estágio em um dos Centros da Universidade: "Até conciliava as quatro coisas, mas cansava, então esse semestre resolvi baixar um pouco o ritmo". Qualquer um entende o porquê...


Conversando com a Ana percebemos sua dedicação às coisas que faz.

Com relação à faculdade, ela diz que, assim como todos, tem seus altos e baixos. Afirma que não dá muita atenção a determinadas disciplinas, mas que gosta de estudar a parte de pesquisa em Relações Públicas, ou pesquisa em Comunicação, de modo geral.

"Não sou e nunca fui do tipo que 'se mata' estudando, mas depois de um certo tempo eu descobri que tenho facilidade pra aprender, então tudo ficou mais fácil".

Essa questão do ensino é algo que a instiga. Nas aulas particulares, presta atenção no nível de aprendendizado de cada aluno, e na melhor maneira de ela, como professora, adaptar-se às possíveis diferenças.


Enquanto todos se divertem, ela está lá... acordada a noite inteira - e boa parte do dia também - , contando dinheiro, ouvindo música sem poder dançar, agüentando um ou outro bêbado - e isso ela nem precisou falar, porque todos já sabem. Não é nada do tipo "trabalha fazendo festa", precisa ter muita paciência e muito bom humor...

Apesar de alguns inconvenientes, a Ana é categórica quando diz que gosta de trabalhar no Absinto: "Trabalho com um pessoal muito legal, e tenho certeza que alguns deles hoje são meus melhores amigos e continuarão a ser mesmo quando sairmos de lá". Tão fato se deve a interesses comuns entre essas pessoas: a maioria é estudante e trabalha para continuar os estudos, alguns vieram do interior, dividem apartamento e se sustentam. "São pessoas as quais eu admiro", confessa Ana.


A Ana Carla nasceu no dia 13 de fevereiro de 1987, em Rosário do Sul - "nos pampas" como brinca... Mas veio com a mãe pra Santa Maria aos 15 anos, para estudar.

Aqui, é claro, fez muitas amizades, e o que mais gosta de fazer é estar com essas pessoas. Independente do programa, o que mais importa é estar com seus amigos...
Gosta de sair pra tomar uma cervejinha, ler, olhar filmes, dar risada e falar à toa - e alguém sabe de alguma coisa melhor?


A pergunta mais complicada foi: "Qual a preferência culinária?"
A resposta passa por muitas etnias... A Ana gosta de comida japonesa e chinesa, ama a culinária italiana, mas não abre mão de um churrasco gaúcho.
Claro que não podia faltar a sobremesa... Ela é obsecada por chocolate...


Quanto ao futuro, a Ana diz sonhar alto, mas não demais. Quer ser bem resolvida financeiramente, mas ter tempo pra aproveitar as férias e as pessoas que a rodeiam.
Ela pretende fazer mestrado e doutorado. A decisão de dar aula foi tomada há pouco tempo, mas está sendo amadurecida. Com simplicidade, ela afirma que não sabe onde quer morar, mas que não quer morar em uma cidade com inverno e verão rigorosos como os daqui.


Uma frase muito importante dita pela Ana, torna-se imprescindível, nesse momento:
"Acho que o principal é viver bem, claro que isso inclui a questão financeira, mas às vezes esquecemos de coisas simples e que não nos deixam viver completamente bem. Quero continuar a ter vários amigos, sair pra passear ou conversar, viajar muito, mas muito mesmo e continuar sempre bem humorada e brincalhona".


As coisas simples, os sorrisos, o bom trato com as pessoas, a paixão pelo que se faz, ah se todos levassem isso a sério como nosso perfil dessa semana...

Nenhum comentário: