IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

29 de outubro. Um dia rico que marcou o Brasil e o mundo de formas irreversíveis. Resolvi fazer um “apanhado” de eventos interessantes que aconteceram nesta data e que, de alguma forma, transformaram a humanidade.


Além do aniversário do Carrapinha, na próxima segunda-feira comemora-se o Dia Nacional do Livro. O dia foi escolhido por ser a data de fundação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1810, com a transferência da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil, com a vinda da família Real. Desde a sua inauguração, a Biblioteca Nacional teve um crescimento constante e permanente, estabelecendo relação com organismos internacionais para divulgar livros e autores brasileiros. Em função do crescimento do acervo, a biblioteca trocou de sede algumas vezes. Em 29 de outubro de 1910, a Biblioteca Nacional foi inaugurada no seu atual prédio, que recebe cerca de 15 mil visitantes por mês.
29 de outubro também foi data de feitos trágicos, como a Crise de 1929. A Grande Depressão, considerada o mais longo período de recessão econômica do século XX, teve início popularmente em 29 de outubro de 1929. Na chamada Quinta-feira Negra, as ações na bolsa de valores de Nova Iorque caíram drasticamente, o que fez com que milhares de acionistas perdessem grandes somas em dinheiro. A queda na bolsa piorou os efeitos da recessão que vinha se arrastando pelos Estados Unidos desde julho. A inflação cresceu e a venda de produtos caiu drasticamente, obrigando inúmeras empresas comerciais e industriais a fecharem, elevando as taxas de desemprego. Esta situação persistiu ao longo da década de 1930 e terminou apenas com a Segunda Guerra Mundial. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro, em diferentes intensidades. Os países mais atingidos foram os mais industrializados, como a Alemanha, a Austrália, a França e a Itália. Em países pouco industrializados, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Em 1933, o presidente norte-americano Roosevelt encontrou uma solução para a crise, com a aplicação de medidas conhecidas como New Deal.


Mais recentemente, em 29 de outubro de 2004, um episódio – assim como a Grande Depressão – abalou também solos norte-americanos (e mundiais). Na data, Osama bin Laden assumiu explicitamente a responsabilidade pelos ataques de 11 de Setembro, no último vídeo em que aparece. Os atentados terroristas de 11 de Setembro contra as torres gêmeas de Nova York e contra o pentágono da capital dos Estados Unidos abalou o mundo, fazendo-o perceber que até a potência mundial poderia ser alvo dos terroristas. O incidente provocou a morte de pelo menos 2752 pessoas, de 90 países distintos e a represália do governo norte-americano, que resolveu intervir em países como o Afeganistão e o Iraque, combatendo a ameaça terrorista.


Voltamos novamente à realidade brasileira para falar do último acontecimento garimpado deste 29 de outubro. Em 29 de outubro de 2006 aconteceu a reeleição do presidente Luis Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). Conhecido por sua trajetória de lutas sindicais no ABC Paulista, o nosso presidente passou por três eleições (1989, 1994 e 1998) até ser eleito na quarta, em 2002, derrotando Geraldo Alckmin no segundo turno das eleições. O presidente Lula posiciona-se ao lado dos trabalhadores e da classe mais desfavorecida do país, criando programas como Bolsa Família e Fome Zero.

Nenhum comentário: