Como o perfil dessa semana é Dona Julinha, trabalhadora da barraquinha de chás, nada melhor que falar um pouco sobre eles...
Geralmente, quando sentimos qualquer coisa nos oferecem um chá.
Tem para emagrecer, acalmar, aquecer, para dores de barriga, cabeça, para gripe, cólicas, enjôo, e tudo o que se possa imaginar... Alguns não acreditam nos benefícios dessa bebida tão simples, mas outros trazem como hábito sua ingestão e afirmam que faz bem sim.
Uma explicação para essas divergências pode ser o fato de que, cientificamente falando, o chá ainda não teve suas vantagens comprovadas. Pesquisas estão sendo realizadas e, provavelmente, em algum tempo, já teremos o aval da ciência...
Um pouquinho de história:
O chá é uma bebida de origem chinesa, uma infusão proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas, em água fervente, para extrair as substâncias aromáticas.
Alguns tipos:
Boldo - o boldo é uma folha acinzentada com sabor amargo, mas muito eficaz contra dores do estômago e problemas no fígado. Sabe quando você ingere bebida alcóolica um pouco além do que devia? Toma um chazinho de boldo, é ótimo pra curar.
Chá de camomila, erva doce, hortelã - geralmente indicados como calmantes, para relaxar. É bom consumir à noite, um pouco antes de dormir, podendo ser acompanhado por um alimento leve.
Chá de carqueja – utilizado também em casos de perturbações gástricas ou para fins curativos. Em São Vicente do Sul, quando eu era criança, a carqueja era muito usada para o chá e, também, para o feitio de vassouras...
Uma dica:
Para quem deseja emagrecer, sugere-se o consumo diário de chá, pois é uma bebida que não possui calorias e é muito saborosa. Utilize adoçante e tenha cuidado com os acompanhamentos. Assim você se esquenta e mantém a forma.
Receita básica:
Não há muito que falar sobre uma receita de chá... Praticamente todos nós já fizemos de algum tipo: comprado em caixinhas, aqueles que vem em saquinho e é só "mergulhar" na xícara, os adquiridos com a Dona Julinha ou em barracas semelhantes à dela, e tem também aqueles, que eu acho os melhores, colhidos na hora... aqui em Santa Maria se torna um pouco difícil, então o melhor e procurar no comércio mesmo.
O importante é lavar bem as plantas que serão utilizadas. Depois colocar uma certa quantia em um recipiente (depende quanto chá se deseja preparar) e acrescentar água fervente. Espere a bebida esfriar um pouco e se delicie. É opcional a utilização de alguma forma de adoçante (açúcar, mel, adoçantes).
Há algumas receitas que divergem dessa, mas a mais comum é essa aí. E podem ter certeza, funciona, comigo pelo menos...
Fonte: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/060703_nut_cha.htm
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário