IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Olha a carrapinha!!

Carrapinha é um doce triste! Triste porque é tão bom que é praticamente impossível parar de comer... depois que a gente começa, vai o pote inteiro! Também, amendoim, açúcar, chocolate, só vai coisa boa na receita...
A carrapinha é aquele doce típico de festa junina, junto com o quentão, a rapadura, a pipoca, e por aí vai. O cheirinho também é muito bom. Quem é que não sente vontade comer quando está caminhando pelo centro e vem aquele cheiro? Seu Gilceu já deve ter se acostumado, mas para quem não trabalha todo dia com esse amendoim doce, dá sempre vontade de parar e comprar um saquinho.
E qual a receita do Seu Gilceu para sua famosa carrapinha? Ele diz que não tem segredo nenhum, e nos conta como fazer: amendoim, canela e açúcar. Dá para variar também. Tem gente que põe chocolate na receita, mas seu Gilceu não recomenda porque diz que o chocolate pode dar um gostinho de queimado.
Na verdade, não tem bem um jeito certo de fazer. Mas o básico da receita é esse mesmo. Cada um tem que ir testando, procurando acertar o ponto e a quantidade certa de ingredientes.
Vai aí uma receitinha então:

Carrapinha

Ingredientes:
· 3 xícaras de amendoim sem torrar;
· 3 xícaras de água;
· 3 xícaras de açúcar;
· 3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
· 1 colher (sobremesa) de bicarbonato (opcional).

Levar todos os ingredientes ao fogo e deixar ferver até começar a secar. Quando começar a secar, tirar do fogo e mexer muito para que os grãos de amendoim fiquem soltos. Derramar em uma assadeira, e deixar esfriar antes de comer.

2 comentários:

Lilian Cabrera disse...

Hahaha...amei seu texto, nega!!"Doce triste" é bom...hehehe...bem verdade!
Bjoo.

Unknown disse...

hauhauhuaa...
qd eu li a primeira frase eu já soube qm tinha escrito o texto..=P
bjos floress!!