Eduardo Barin Facin nasceu em Santa Maria e, mesmo tendo passado alguns anos em Porto Alegre , voltou à Cidade Cultura. Hoje, resolvi localizar o bairro em que o nosso personagem vive – o Bairro Nonoai – e escrever um pouco da nossa tão amada cidade cultura. Então vamos por partes.
O nome Nonoai em indígena é uma homenagem ao “velho e bondoso cacique”.Em Santa Maria , o Nonoai é um bairro pequeno que está localizado entre os bairros Nossa Senhora Medianeira, Centro e Nossa Senhora de Lourdes. Para quem precisa de mais referências, ele abrange o começo da Rua Tamandaí, a rua do Mc Donald’s. Além de ser um bairro, Nonoai é também o nome de uma pequena cidade no noroeste do Rio Grande do Sul.
O nome Nonoai em indígena é uma homenagem ao “velho e bondoso cacique”.
Partimos então para a segunda parte do texto: escrever um pouco sobre a nossa amada cidade cultura. Apesar de algumas pessoas acharem que o título é um pouco contraditório, ele revela algumas verdades. Santa Maria tem um rico patrimônio histórico-cultural, que muitas vezes não é preservado e nem sequer notado. A Vila Belga, a Estação Ferroviária, a Praça Saldanha Marinho,... Quantos projetos culturais envolvendo estes prédios poderiam ser feitos?
A Prefeitura peca um pouco em políticas de conservação e de incentivo à cultura. Mas não é só ela. Projetos de Turismo, Letras, História e tantos outros cursos poderiam ser colocadosem prática. O que acontece é que se faz pouco – e o que se faz não é muito apreciado pela sociedade santa-mariense. Só sabemos reclamar e raramente investigamos o que realmente acontece na Cidade Cultura.
Por último, gostaria de sugerir que você tire algum tempo para visitar o Teatro Treze de Maio, ir a algum sebo ou a Cineclubes para perceber que realmente existe Culturaem Santa Maria (mesmo que ainda não tenha salas de cinema). Temos que valorizar esta cidade. Afinal, se Eduardo voltou a Santa Maria, depois de ter morado em Porto Alegre , é porque alguma coisa boa ela tem.
A Prefeitura peca um pouco em políticas de conservação e de incentivo à cultura. Mas não é só ela. Projetos de Turismo, Letras, História e tantos outros cursos poderiam ser colocados
Por último, gostaria de sugerir que você tire algum tempo para visitar o Teatro Treze de Maio, ir a algum sebo ou a Cineclubes para perceber que realmente existe Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário