IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Feijão com arroz? Ou que tal uma costelinha?

Um domingo sem churrasco não é domingo. Reunir a família em volta da churrasqueira. Passar a tarde proseando e tomando chimarrão enquanto espera a carne assar. E carne das boas. Para quem entende do assunto (o que não chega a ser o meu caso), carne boa é carne nova, que é mais macia e magra. O baixinho deve passar domingos inteiros na sua chácara, em volta da churrasqueira.
Para alguns que moram em apartamentos, é gozado pensar que a tradição do churrasco se originou em um fogo de chão, nos pampas gaúchos, entre índios e gaúchos. Hoje podemos dizer que a coisa evoluiu. Temos churrasqueiras em (quase) todos os apartamentos. É artigo essencial para qualquer gaúcho. Mas a paixão pelo churrasco continua a mesma.
Churrasco é encontro de família, rodada de chimarrão. Para os estudantes que estão longe de casa, ainda há opções. Os famosos churrascos dos Décimos Semestres dos cursos de Agronomia e Veterinária, que acontecem de tempos em tempos na UFSM matam um pouco aquela saudade do churrasquinho (com um preço acessível, é claro.)
O baixinho não abre mão, também, do prato típico de um bom brasileiro: feijão com arroz. O feijão é apreciado de norte a sul do Brasil. Em cada região há uma receita diferente, mas, no fim, a tradição é a mesma. Aí embaixo, deixo uma receita para quem ainda não sabe fazer feijão.

Feijão Caseiro

Ingredientes
¼ de quilo de feijão
1 ½ litro de água
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 folha de louro
sal e pimenta do reino à gosto
óleo ou banha de porco para refogar os temperos

Modo de preparar
1. Escolher o feijão e colocar de de molho em água fria durante 12 horas
2. Acrescentar o restante da água e a folha de louro e cozinhar em fogo brando até amolecer bem
3. Em uma frigideira, aquecer o óleo ou a banha e fritar a cebola e o alho até dourar
4. Colocar uma concha de feijão no tempero e amassar bem
5. Colocar o tempero na panela de feijão e deixar ferver em fogo médio até ficar com um caldo bem grosso.

Aprovado! Como bom brasileiro e gaúcho, o baixinho adora um feijão com arroz e um churrasquinho. Um prato é tipicamente brasileiro e o outro, gaúcho. Será que o Baixinho é mais brasileiro ou mais gaúcho? Bem, essa discussão fica pra uma próxima hora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de viistar esse blog, mas queria contribuir dizendo-lhes que o adjetivo gentílico "santa-mariense" é com hífen. Santamariense junto, somente quando nome próprio.

Exemplos:Gaudécio é santa-mariense (nasceu em Santa Maria);
Tabacaria Santamariense.

Anônimo disse...

visitar*

Karina disse...

Cadê o bacon e a calabresa nesse feijão?? heheheh