IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Que tal uma bóia bem típica?


Iguaria Campeira (Os Serranos)


Ao lonquear a carne gorda

num churrasco mal passado

dou um tombo na farinha

pra enxugar o sangue escaldado

oigalê bóia campeira

prá um estradeiro estropiado

no engraxar do bigode

golpeio a guampa de canha

dando um tempero especial

às refeições da campanha.



Vamo encostando a carreta

talhando espeto em taquara

campeio a lenha pro fogo

espeta o chibo nas varas

apruma a trempe pro mate

aquento o arroz carreteiro

depois de bucho xinxado

seguimos estrada parceiro.



Picando a manta de charque

arroz da panela preta

é receita à moda antiga

no rangido da carreta

mateando e contando causos

de bailantas e carpetas

no engraxar do bigode

golpeio a guampa de canha

dando um tempero especial

às refeições da campanha...

É, índio velho, dá pra perceber que não são só Os Serranos que gostam de uma boa iguaria campeira. O Eduardo, como bom gaúcho, também aprecia a comida gaúcha, principalmente o famoso carreteiro de charque.

O arroz carreteiro surgiu no Rio Grande do Sul, com os tropeiros que transportavam inicialmente o gado e mais tarde comerciantes de couro. O tropeiro atravessava todo o estado e para vencer as distâncias, era acompanhado de um carreteiro em cuja carreta levava os mantimentos. E é aí que entra o charque e o arroz, já que não pereciam com facilidade.

Normalmente o carreteiro era o responsável de fazer a comida dos tropeiros. O cozimento do arroz com o charque era um prato de fundamento, com dizem os gaúchos, e que os tropeiros apreciavam muito para recuperar as suas energias.
Ah, e vale acrescentar que o charque era dessalgado, muitas vezes na beira de um rio mesmo. E que no Arroz de Carreteiro de hoje tanto o gaúcho da campanha como o da fronteira acrescenta a cebola e o alho no preparo do prato.

E pra quem ficou lambendo os beiços só de pensar no Arroz Carreteiro, ta aí a receita da iguaria. Ah, e quem resolver fazer o prato, me convide pra provar.

Carreteiro de Charque:

Ingredientes:
1/2 kg de charque cortado em cubos pequenos

1/2 de arroz

01 colher rasa (sopa) de banha

01 cebola média picada

03 dentes de alho amassados e picados


Preparo:
Afervente ligeiramente o charque, lave e escorra bem, derreta bem a banha em uma panela e coloque o charque para fritar, quando ficar bem dourado, junte primeiro a cebola depois o alho, mexa bem daí coloque o arroz, frite por alguns minutos.Coloque água fervente + ou – dois dedos acima do arroz.Acerte o sal, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, até dar o ponto no arroz (ficar macio).


Dicas:
1) Se quiser decore com tempero verde picado.

2) Em vez de aferventar o charque, deixe de molho em água fria no dia anterior ao preparo, trocando a água pelo menos três vezes.

Rendimento: 05 porções.

Nenhum comentário: