IDENTIDADES





Uma forma de conhecer um pouco mais da sociedade santa-mariense, mostrando diferentes personagens da cidade, seus gostos e preferências...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Pizza e galinha escabelada. Do tradicional à moda da casa!

Levanta a mão aí quem gosta de pizza? Estou vendo algum braço abaixado? Não!

Ah, e isso não é, definitivamente, nenhuma piada de palhaço. Nesse ponto nosso perfilado da semana fala sério, e nós, humildes mortais, dotados do pecado capital da gula, temos que concordar. Dez entre dez pessoas não dispensam uma pizza. Com raras (raras) exceções.

"Quindim" é o nome do personagem que Jeferson utiliza para fazer rir. Mas para fazer o palhaço dar boas gargalhadas, convide-o para comer uma pizza ou uma galinha descabelada.
A pizza todo mundo conhece. Famosa massa chata coberta pelos mais diversos sabores, depende da criatividade do cozinheiro. Mas e a galinha escabelada?
A origem desse prato é desconhecida. Poderia tanto dizer que é brasileira, quando russa ou tailandesa. O ingrediente essencial na receita é o frango desfiado, por isso o nome “galinha descabelada” – não que frango e galinha sejam o mesmo, mas há coisas que realmente não têm explicação.

Já para a pizza há, inclusive, diferentes versões da história. A delícia não era bem assim como o palhaço Quindim está acostumado a comer. A primeira pizza apareceu há mais de seis mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea” - daí o nome pizza.

Milhares de anos depois, os italianos incrementaram a pizza com o tomate. Porém, ela era consumida dobrada ao meio, como um sanduíche. Depois, em 1889, dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita, resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. Em homenagem à rainha ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.

Finalmente a pizza começava a ter a forma de hoje e não demorou muito para a fama chegar a outros países. E Mama mia! O palhaço Quindim agradece!
E, justamente em homenagem a ele, resolvemos criar uma receita especial. Juntando um punhado de idéias e colocando tudo em um recipiente, acrescentando depois um bocado de pesquisas, surgiu a "PIZZA ESCABELADA".

A quem interessar possa, aí estão os ingredientes e o modo de preparo desta "delícia", ainda em fase de experimentação.


Ingredientes da massa:
1 tablete de fermento biológico 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo sal, óleo, leite

Preparo:
Coloque o fermento em uma tigela, junte ½ xícara de chá de água morna e mexa para dissolver bem o fermento.

Coloque a farinha de trigo, peneirando-a sobre uma superfície. Faça um buraco no meio e tempere com um pouco de sal. Acrescente o fermento e misture com um garfo ou com as mãos. Não pare de mexer juntando aos poucos ½ xícara (chá) de água morna.

Após, trabalhe a massa até ela ficar consistente e elástica. Faça uma cruz na superfície, cubra com um pano e deixe descansar por mais ou menos umas 2 ou 3 horas, dependendo da temperatura ambiente. Após esse tempo, coloque a massa, de preferência, sobre uma pedra polvilhada de farinha de trigo, amassando-a ligeiramente com o rolo de macarrão. Unte uma assadeira com manteiga ou azeite e abra a massa empurrando-a bem para que não fique grossa demais.

Ingredientes da galinha escabelada:
350 g de peito de frango, cortado em cubos
1/5 colher de óleo
1 cebola média picada
50 g de presunto picado
1 tomate picado
100 g de palmito picado
1 copo de requeijão
sal a gosto
queijo ralado a gosto
batata palha a gosto

Modo de preparo:
Refogue o azei­te, o presunto, o frango, a cebola e os tomates por aproximadamente 10 mi­nutos.
Distribua o refogado sobre a massa, uniformemente.
Acrescen­te sobre o refogado o palmito picado e após o requei­jão e o queijo ralado.
Leve ao forno 15 min minutos.
Tire do forno e acrescente a batata palha.


Bom apetite!

P.S “Ainda em fase de experimentação” quer dizer que não foi definitivamente provada, mas esperamos receber as críticas da receita por vocês, leitores ávidos por aventuras culinárias!

3 comentários:

Anônimo disse...

Escabelaram a coitada da galinha!!!

:P

Jorge R. Tomás Japur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge R. Tomás Japur disse...

Está muito bom o blog de vocês, garotas. :)

Duas sugestões: dêem espaço entre os parágrafos para facilitar a leitura, e também coloquem contador de visitas no blog. Para isso, procurem no google por "contador de visitas", há vários tutoriais explicando como instalar esse recurso no blog.

Au Revoir!